terça-feira, 12 de agosto de 2014

Eleanor & Park - Resenha

 Olááá!
  Já faz um bom tempo desde a última vez que publiquei uma resenha. Mas hoje mesmo (12/08/14) eu terminei de ler um livro, muito bom! "Eleanor & Park". E agora escrevo a resenha. Let's do this!


  Li este livro sem nenhuma expectativa, já que não sabia de nada sobre a história. E isso me ajudou a criar a opinião que tenho agora.
  Mas depois de ler, fui ver as resenhas, e tinham algumas negativas (sempre tem), essas que me fizeram pensar e acabei mudando um pouquinho minha avaliação.
  O romance da Rainbow Rowell é uma YA, narrado em terceira pessoa, mas dividido por partes (Eleanor e Park). Cada parte vai contando o que está acontecendo na vida e na mente de cada um. Mesmo sendo narrado em terceira pessoa, as vezes eu sentia como se fosse em primeira. Mas isso deve ser só coisa da minha cabeça! Os capítulos não tem um tamanho certo, alguns tem uma,três páginas. Alguns até algumas linhas.
 
Mas do que se trata a história?

  O enredo se passa na década de 80, em Nebrasca, nos Estados Unidos.
 Eleanor, uma garota "cheinha" (que vê a si mesma como gorda), branca, ruiva, com cabelos cacheados, e que se veste de um jeito,não muito convencional, "como se quisesse que as pessoas ficassem olhando". E com uma família problemática.
Depois de muito tempo longe da mãe, dos três irmãos e o padrasto, alcoólatra,violento e nogento, ela volta e vai estudar em uma escola nova. Onde  vai sofrer bullying.E receber apelidos como, "ruivona" e "cabeçorvente".
Que desgraça, não é mesmo?
 E Park é um garoto, não muito popular, mas que não chega a ser um "Loser", descendente de coreanos, com olhos verdes e uma paixão por música e gibis.
 Eles se conhecem no primeiro dia de aula de Eleanor, que ao procurar um lugar no ônibus, só encontra o que está ao lado do dele. Que com dó, deixa-a sentar.Mas ele, assim como o resto da turma do ônibus, pensava mal dela.
 Por semanas eles não conversaram. Mesmo sentando um do lado do outro e se vendo todos os dias. Mas com o tempo, através dos gibis, como X-Men e WatchMen, e a música como as de The Cure e Smiths, conversaram. Se tornaram amigos e se apaixonaram.
  Depois disso, nada nem ninguém podia separá-los.
  O livro é bem geek, e tem várias referências a música e gibis da época. Esses que como não conheço, nem me interesso pra conhecer, foram irrelevantes. Mas isso não foi um ponto negativo. Não para mim.
  A paixão, o amor que eles sentem um pelo outro é tão maravilhoso, tão intenso, tão real.Tem altos e baixos, imperfeições...É lindo.
  As citações de algumas revistas, que se encontram na contra-capa do livro, podem descreve-lo muito bem:

 
"Divertido, cheio de esperança, sexy e boca suja, esse romance cativará, tanto jovens como adultos." -Kirkus

"Um retrato sincero e emocionante de amor imperfeito, mas inesquecível." - The Horn Book

"A relação pura e madura que Eleanor e Park desenvolvem é de tirar o fôlego e despedaçar o coração." -Booklist

  Esse primeiro principalmente. O romance tem algumas cenas que possuem palavrão, outras um pouco mais picantes, sexys. Por isso, acho que não é indicado para menores de 13 anos.
  O amor dos dois é cativante, puro...emocionante. Chorei.
  Esse, não é um livro do tipo "felizes para sempre", mas não tem morte. Mas eu bem queria que tivesse.
  Mais uma coisa que eu gostaria de comentar, a capa! Nooossa, que capa LINDA! É tão simples, mas tem tudo haver com o livro, é incrivel, somente.
  Eu adorei os personagens, todos, mesmo que de vez em quando batesse raiva de alguns deles. Principalmente de Richie (padrasto de Eleanor). Acho que os secundários foram explorados suficientemente. Afinal, os personagens principais são, bem, o título do livro. Então eles são importantes. E eu achei também que todos os personagens existentes no livro foram importantes, cada um fez seu papel. Nada mais, nada menos. Também gostei do enredo e do cenário.
  A única coisa que não me agradou muito foi o final. E como o final é muito importante pra mim, retirei meia estrela da nota.
  Como eu disse, vi resenhas negativas depois de ler, e teve uma em especial que me chamou atenção, que falava que Eleanor era muito indecisa. E eu pensei, vi que era verdade, mas vi tambem que isso não foi ruim, pelo menos não no meu ponto de vista.
  Porque eu me identifiquei com a Eleanor. Muito. Não por causa da vida ou família dela, mas por causa da aparência e da parte de ela ser tão indecisa. Ela é "cheinha", tem cabelos cacheados e volumosos, e é SUPER indecisa. Igualzinha a mim. Em algumas partes da estória ela gosta de Park e em outras por causa de besteiras,ela não gosta mais. E é basicamente por isso que eu tenho passado ultimamente.
  Então, ela ser indecisa, não foi um ponto negativo pra mim. Foi até positivo.
  Pra temrminar isso, por quê eu já escrevi demais, recomendo, que se você gosta de romances, estilo John Green, leia esse livro.
  Eu vi muitas resenhas no youtube, algumas americanas e as que eu mais gostei, vou colocar aqui. São três:

                               Jessie the Reader



O primeiro e o terceiro video contém spoilers. Então leia antes de ver a resenha. E os mesmos são em inglês. 
Então tah! Eu dei 4 estrelas e meia pra "Eleanor & Park". E mesmo assim se tornou um de meus livros preferidos.

É isso! Beijinhos.

 

0 comentários:

Estou Lendo

Translate the Blog

Search

Faça Parte!

Marcadores

2 Broke girls (1) 2BG (1) 5 livros e uma ilha. (1) A culpa é das estrelas (1) A lista de Schindler (1) Agath Christie (2) Agatha Christie (1) amigos (1) amizade (1) amor (1) Anne Hathaway (1) Bruno mars. (1) bycaty (1) Cai o pano (1) Compras do mês (1) contos (1) Delírio (3) desafio (4) desafio. (1) Eleanor & Park (1) Elle Enchanted (1) em algum lugar na minha mente (2) Emma Roberts (1) fall out boy (1) filme (3) Filme quatro estrelas (1) for all those sleeping (1) friday reads (1) friends (1) friendship (1) gincana literária (1) Hairspray (1) HIMYM (1) How i met your mother (1) If Only (1) isso ou aquilo? (1) judy moody (1) Lauren Kate (1) literatura (5) livro (8) livro 5 estrelas (2) Livro do Mês (2) livro três estrelas (1) livros (2) love (1) Maldosas (1) maratona Literária 2.0 (4) maratona Literária. (12) maratona Literária. inscrição (1) maratona literéria de verão (1) matemática (1) Meg Cabot (9) Mini resenha (1) música. (1) Nancy Drew (1) Nancy Drew e o mistério de Hollywood (1) NaNoWriMo (2) O diario da princesa (5) O livro das Princesas (1) O natal de Poirot (1) O segredo (1) o segredo versão teen (1) One direction (1) Pandemônio (2) Patricia Barbosa (1) Paul Harrington (1) Paula Pimenta (1) Pegando fogo (1) Pitch perfect (1) Playlist (1) PLL (1) Pretty Little Liars (1) Princesa à espera (1) Princesa Apaixonada (4) princesa sob os refletores (1) Resenha (5) resenha de filme (3) Schindler (1) Series de tv (1) Simple Plan (1) SN (1) Supernatural (1) TAG (2) TBR (1) TCD (1) tecnologia (1) teen (1) text (1) texto (1) The carrie diaries (1) top 5 (1) trilha sonora (1) Uma garota Encontada (1) update (6) XmasBookTubeAThon (1) zac efron (1)